Roteiro de festa de 15 anos

Cada festa tem as suas particularidades, mas, aqui, vou compilar para você tudo que pode acontecer durante a festa, com seus tempos, assim, você debutante, junto com seus pais, pode entender o que faz mais sentido para vocês e criar um roteiro personalizado.

Tenha em mente que para sua festa de 15 ser um sucesso, escolher um bom buffet e uma boa equipe de assessoria são fundamentais.

A festa de 15 anos é cheia de detalhes, o cerimonial é bem complexo, e deixar isso na mão de bons profissionais, faz com que o sucesso esteja garantido.

É ideal que a debutante chegue com pelo menos uma hora de antecedência do horário do convite, para que possam ser feitas imagens dela com o salão vazio.

Se for possível, chegue com o vestido da valsa, para ter mais tempo de fotos e vídeo com ele, depois, troque para o vestido da recepção que é o que você ficará quando os convidados chegarem.

Recepção aos convidados

Não é uma obrigação, mas geralmente, a debutante, junto com seus pais (e irmãos) recepciona os convidados, e já tira uma foto com eles na chegada.

Justamente por isso, é legal ter um ponto instagramável na decoração que servirá para essas fotos serem feitas.

Geralmente esse momento dura 1 hora.

Nesse momento a debutante está com a primeira roupa, que geralmente é um vestido longo, porém não rodado como o da valsa.

Se houver um livro de assinaturas, é ideal já orientar os convidados para que eles possam deixar um recado.

Recepção

Prepara-se para muitas fotos, sempre sorrindo, e também para o fato de que nesse momento, você debute não ficará só com as suas amigas, é necessário socializar com os demais convidados e com os seus pais também, é importante para eles.

Algumas festas de debutante, logo após essa recepção já se inicia o cerimonial, outras têm o jantar primeiro e depois o cerimonial, consulte a sua assessoria e o seu buffet, para entenderem como ficará melhor essa logística.

Eu, Juliana, gosto muito de ter o jantar antes do cerimonial, porque, eu acredito que depois disso, a festa fica com mais cara de balada, os adolescentes curtem mais, e os convidados mais velhos não ficam esperando muito para comer.

Durante esse tempo de jantar, além de comer, a debutante pode curtir a festa, conversar com os convidados, tirar mais fotos com quem eventualmente não tirou antes.

Nesse momento é  legal uma música animada, porém, em tom mais baixo, para que os convidados consigam conversar.

Na recepção, podemos utilizar personagens para participar desse momento, como uma personagem de saia de taças, entregando espumante com e sem álcool, patinadores que interagem com os convidados, e se sua festa for temática, fica super legal inserir personagens dentro desse tema.

Debutante se troca para a valsa

Além da troca do vestido, muitas debutantes têm um retoque de cabelo e maquiagem, então é necessário reservar pelo menos uns 20 a 25 minutos para isso.

Consulte o maquiador/cabelereiro, quanto tempo irá demorar essa troca, e preveja quem irá trocar a debutante.

Início do cerimonial

Como já falamos, tudo isso pode ser personalizável, aqui vamos falar de tudo que pode acontecer durante o cerimonial.

Escolha músicas para esses momentos e entradas.

Entrada dos familiares

O mestre de cerimônias dá início ao cerimonial, geralmente, chamando para entrar no salão, os pais da debutante, se houver irmãos.

Em algumas festas também são chamados os avós, tios e padrinhos.

Lembre-se apenas que quanto maior a cerimônia, menos tempo de balada teremos.

Pode-se optar também, que esses parentes já estejam posicionados na pista desde o início do cerimonial.

Entrada dos 15 casais, ou 15 amigas- Os valsantes

Após a entrada desse primeiro cortejo, se houver 15 casais, ou 15 amigas, é a hora delas.

Importante também ressaltar, que muitas vezes, a debutante não tem 15 amigas, por exemplo, tem 13, tudo bem também, não tem problema se esse número for menor.

É melhor ter um número menor do que ter alguém só para fazer número.

Entrada do príncipe

Temos príncipe? Chegou a vez dele entrar

Ressalto nesse ponto o seguinte, muitas vezes, a debutante namora, e gostaria que o seu namorado fosse o seu príncipe, honestamente, não acho legal, dar essa função ao namorado, porque caso algum tempo depois, o namoro acabe, vai ficar para sempre nas memórias, eu sei que com 15 anos, nós achamos que tudo vai durar para sempre, mas nem sempre é assim.

Que tal escolher um amigo para seu príncipe e deixar o namorado durante a valsa?

Existem empresas onde você pode contratar um príncipe, caso não tenha ninguém especial em mente.

Está faltando alguém né? Agora é a hora da entrada da debutante.

Entrada da debutante

É o momento mais esperado do cerimonial, quando o mestre de cerimônias anuncia a entrada da estrela da festa, que irá exibir o seu vestido de valsa.

Geralmente o príncipe recebe a debutante e leva ela para dar uma volta em todo o salão para todos os convidados possam ver como ela está

Pronto estão todos presentes.

Entrada da debutante

Homenagens

Iremos dar início às homenagens, geralmente o mestre de cerimônias, conta um pouco da trajetória de vida da debutante, seu nascimento, sobre a vida da família, isso tudo para inserir os convidados dentro da realidade daquela festa.

Após isso, a debutante recebe as homenagens e presentes.

Pode ser um anel, um colar, uma joia de família, um presente como uma caixa com itens, chocolates, dado pelos pais, avós, tios e padrinhos.

Se houver uma retrospectiva é o momento de passar, muitas vezes, parentes e amigos que moram fora, podem enviar um vídeo surpresa, também é bem bacana.

Se os pais quiserem, e conseguirem, podem falar um texto especial nesse momento.

Momento das homenagens

Troca do sapato

Quando optam por esse momento, geralmente a debutante entra com um sapato de salto baixo, e nesse momento senta no cerimonial e alguém da sua família, geralmente o pai, troca esse sapato baixo por um sapato de salto, representando que a debutante saiu da sua infância e está se tornando uma mulher.

Entrega da boneca

A debutante pode entrar uma boneca para uma criança mais nova da família, como irmã ou prima ou até alguma criança do seu convívio.

Presentes

Após, a debutante pode falar um texto e presentear seus pais, como, por exemplo, dando um buquê de flores ou  uma joia para a mãe, e um relógio ou uma caneta para o pai.

Existem mais pessoas especiais na vida dessa debutante? elas também podem ser homenageadas e presenteadas nesse momento, a mãe, avós, babás, madrinhas, enfim, aquelas pessoas que fizeram parte da vida da debutante.

Homenagem para a mãe da Debutante.

Finalizadas as homenagens, chegou a hora da esperada dança.

Valsas

A debutante geralmente dança três valsas sendo:

Velas

As 15 meninas entram com velas em suas mãos, que são acesas pela mãe da debutante, antes de começar a valsa, as meninas ou casais se posicionam em volta da pista, e ao dançar com  o pai, a debutante vai apagando cada uma dessas velas.

As velas

Parabéns

Após as danças, vamos para o parabéns, nesse momento, geralmente o bolo é levado para a pista, com uma vela.

Ponto importante, geralmente em cima do bolo da debutante, há um topo de bolo personalizado com a identidade visual da festa, mas, na hora do parabéns, é legal trocar esse bolo por uma vela, para que ela seja apagada.

Só tome cuidado com um detalhe, geralmente o bolo é cenográfico então a vela precisa ter um suporte geralmente de acrílico para ficar em cima do bolo.

Momento do Parabéns.

Cantado o parabéns, a debutante faz fotos com os pais brindando em frente ao bolo, e depois pode ser direcionado um tempo para que sejam feitas imagens da debutante com o vestido de valsa.

Importante que esse momento seja rápido, porque precisamos abrir a pista de dança, e não podemos deixar a pista esfriar.

Troca do vestido da debutante

A debutante retorna para o camarim para se trocar, podendo ser o vestido de valsa, sem o saiote, com uma saia curta, é um vestido 2 em 1, ou trocando todo o look por um macaquinho de festa, bem confortável.

Nos pés, nesse momento, o tênis é super bem vindo.

Abertura da pista

Com a nova roupa, a debutante irá fazer a abertura da pista de dança, que pode ser acompanhada de coreógrafos, das amigas ou até dos pais.

Pronto, agora é curtir a festa até o final.

Geralmente a abertura da pista é coreografada, e portanto, tem uma música específica, após essa dança, o DJ ou banda,irão assumir a pista, e é legal criar um roteiro musical para a sua festa, com vários estilos musicais diferentes, para agradar ao máximo de convidados possível.

Nesse ponto, precisamos falar sobre funk, sim, a maioria das debutantes gosta e pede um setlist cheio deles, tome cuidado com aqueles que a letra dessas músicas escolhidas, não seja cheia de palavrões, pense que além dos seus amigos da escola, haverão familiares mais velhos, convidados dos seus pais, e isso não vai agradar todo mundo.

Durante a balada, você pode inserir atrações especiais para animar a pista, como tambores de led, dançarinos, um cantor, dj ou mc especial, o céu é o limite.

Abertura da pista com robo de led

Por fim, tenha em mente que a festa tem que ter a sua cara então, nem tudo que falamos aqui é obrigatório, o ideal é criar um roteiro especial para você.

Prosperittá Eventos

Rua Dona Vitória Speers, 170
Vila Formosa – 03359-000 – SP

Se você tem alguma dúvida, é só falar.

juliana@prosperittaeventos.com.br